Pesquisar este blog

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Teto de hospital desaba em Santarém, deixando um morto e três feridos

Notícia publicada no Diário do Pará deste sábado, 6, mostra que a situação da Saúde Pública no Estado do Pará já é tão caótica que os prédios estão caindo na cabeça dos pacientes! Em Santarém, um idoso de 60 anos que saiu de Itaituba em busca de atendimento foi soterrado pelo teto do setor de ortopedia do Pronto Socorro Municipal. Leia a notícia abaixo ou clique AQUI para ler diretamente no site do Diário do Pará:




Pará

Sábado, 06/03/2010, 08:39h



PSM desaba, mata um e fere mais três



Foto: Wanderley Colares



Idoso saiu de Itaituba em busca de médico, mas foi soterrado

Pessoas que aguardavam atendimento na manhã de ontem em um dos pavilhões do Pronto Socorro Municipal de Santarém (PSM), localizado na avenida Presidente Vargas, centro da cidade, vivenciaram momentos de pânico e desespero. Por volta das 11h, o teto da maloca do setor de ortopedia e traumatologia do pronto socorro desabou, atingindo dezenas de pessoas que aguardavam consultas. Entre elas, Raimundo Marinho de Souza, 60 anos, que morreu no desabamento.



Ele era morador de Itaituba, oeste do Pará, e estava em Santarém em busca de tratamento médico. Outras três pessoas ficaram feridas durante o desastre, entre elas, Ronildo Silva Gonçalves, André Santos Nascimento e a jovem Joycimara Santos Nascimento, que foi encaminhada para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do PSM.



Testemunhas informaram que parte do telhado caiu em cima de um homem e da jovem, que teria tido um traumatismo craniano causado por uma peça grossa de madeira que a atingiu. Populares afirmaram que conseguiram salvar um jovem que estava preso nos escombros, além de terem encontrado um senhor de idade que usava duas muletas. Ele tinha um ferimento aberto à altura do estômago e o órgão exposto, segundo o relato, por conta do peso das telhas que o atingiram.



O trabalhador José Neves, que estava com o filho em busca de atendimento no hospital, contou que os dois foram atingidos por pedaços de madeira e de cerâmica do teto que caiu sobre eles. A direção do hospital chamou o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil e uma equipe do Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará (HRBA) para dar suporte aos funcionários do PSM. O Hemopa também foi solicitado.



Já para garantir a segurança, a Polícia Militar foi chamada para conter a presença de pessoas na sala de ortopedia, onde o local foi isolado. Os pacientes que aguardavam atendimento dentro da sala foram colocados do lado de fora da unidade de saúde. O Corpo de Bombeiros fará perícia técnica para apontar as causas do acidente.



JUSTIFICATIVA



Em entrevista coletiva na tarde de ontem, a prefeita de Santarém, Maria do Carmo Martins Lima, declarou que a maloca que desabou atingindo as quatro pessoas ficava localizada em uma área de construção antiga do PSM e que, por isso, estaria desativada há mais de dois anos, embora houvesse pessoas no espaço esperando ser atendidas quando houve o desabamento.





Maria do Carmo disse ainda que a antiga maloca havia sido desativada não por apresentar problemas, mas para passar por reformas para o início da construção dos novos consultórios do hospital, como o setor de urgência e emergência. “Quero tranquilizar as pessoas de que a estrutura do Hospital Municipal está boa. Inclusive, na próxima segunda-feira, vamos inaugurar uma nova ala do setor de obstetrícia, às proximidades de onde aconteceu a fatalidade”, disse a prefeita, que se restringiu a declarar que houve uma fatalidade, “primeiramente por ter desabado de dia. Segundo por ter algumas pessoas embaixo na hora do desabamento. Lamentamos profundamente isso”, completou Maria do Carmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário