Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

CARTA ABERTA DA JPSDB/PA À DIREÇÃO NACIONAL DO PSDB

Exmo. Sr. Deputado Sérgio Guerra,


O nosso partido é amplamente reconhecido como uma agremiação que possui grandes quadros e excelentes gestores. Não à toa, o PSDB elegeu em 2010 nada menos do que oito governadores de Estado. São territórios onde – todos somados - reside aproximadamente metade da população brasileira.

Contudo, o PSDB tem falhado terrivelmente, ao longo dos últimos oito anos, na tarefa de enfrentar os descalabros realizados pelo governo do Partido dos Trabalhadores. É inconcebível num regime democrático, em que uma força política oposicionista que diz ter – e o PSDB tem! – um projeto de nação, não haja o devido enfrentamento de questões cruciais levantadas pelo governo.

Explica-se: a oposição, e o PSDB em especial, assistiram passivamente à diária desconstrução do governo chefiado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, assim como à sua própria demonização. Consoante a este processo, houve o soerguimento do mito “Lula”, sem que surgisse uma única voz de contraposição a esta farsa.

Neste período, desfilaram impávidos os lacaios do patrimonialismo, zombando das instituições do país, sem o menor constrangimento. E o desempenho errante dos oposicionistas em muito contribuiu para este desfecho.

O governo tucano transformou o Brasil. Foi, sem dúvidas, a administração mais importante no sentido de modernização e de consolidação democrática e institucional do país nas últimas décadas. Entretanto, este conhecimento não pode ficar restrito aos nossos filiados. Há que se levar essa informação a cada brasileiro. Infelizmente, não foi o que ocorreu nos últimos anos.

Com efeito, o governo Dilma começou e já mostrou a que veio. Pode-se resumir seus primeiros 30 dias de gestão nos seguintes termos: aumento dos juros, pressão inflacionária, contingenciamento dos recursos do Orçamento, loteamento de cargos públicos, escândalo do SISU-ENEM – apenas para citar os principais.

Porém, apesar de todas essas lambanças praticadas pelo novo-velho governo, o silêncio das forças de oposição é o que mais incomoda. Não se trata nem de conceder aqueles famosos 100 dias de trégua, visto que – como o próprio Lula disse na campanha – o governo Dilma é tão somente a continuação do governo Lula.

Assim, a Juventude do Partido da Social Democracia Brasileira – Pará, reconhecendo o Senador Aécio Neves como quadro político de alcance nacional do PSDB, do alto de seus sete milhões de votos, entende que Sua Excelência é a pessoa mais indicada e deve aceitar o desafio de liderar, no Congresso Nacional, as forças de oposição ao governo petista, além de trabalhar pela união interna e reestruturação do PSDB.

Diz o velho adágio latino que “verba docent, exempla trahunt”: as palavras ensinam, os exemplos arrastam. E não há melhor exemplo para as bases partidárias do que a atuação incisiva de uma grande liderança - no caso, liderança de oposição.

Uma oposição que deve agir de maneira aguerrida, contundente, firme!; que não se negue a discutir as grandes questões do país, mas que não se curve aos desmandos do governo; que defenda a história do PSDB; que seja comprometida com a social-democracia contemporânea e com as bases partidárias; que levante a bandeira da democracia, da ética na política e da integridade das instituições republicanas; que apresente e debata com o povo brasileiro um projeto de país, enfim.

“Longe das benesses do poder, mas perto do pulsar das ruas”: o ensinamento do nosso eterno líder Mário Covas há de estar mais presente do que nunca em nossas mentes e corações. O caminho está aberto, basta seguir em frente.


Cordialmente,

Juventude do PSDB do Pará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário