Pesquisar este blog

domingo, 6 de março de 2011

Guerra: O aumento dos juros é mais um capítulo do estelionato eleitoral

Sobre o crescimento de 7,5% do PIB ele adverte que “não dá para comemorar”


Brasília (03) – O presidente do PSDB nacional, deputado Sérgio Guerra, disse nesta quinta-feira que o aumento das taxas de juros – o segundo em dois meses do governo de Dilma Rousseff – é mais um capítulo do estelionato eleitoral. “Na campanha eleitoral o PSDB já anunciava que o arrocho viria. O nosso candidato, José Serra escreveu e falou repetidamente que sobre os juros. Mas tudo o PT negava. Agora, a verdade é que as taxas já estão nas estrelas”, afirmou o presidente tucano.

Em relação ao crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 7,5%, Guerra afirmou que “infelizmente, não podemos comemorar o crescimento do PIB como deveríamos. Os 7,5% seriam uma boa taxa de crescimento se os problemas estruturais da economia brasileira não estivessem aparecendo”.

Ele lembrou ainda que, “essa conta já começou a ser paga neste início de 2011. E não é por causa do preço do petróleo e, sim, em função dos gastos excessivos feitos nos últimos anos. Os juros foram para as estrelas. Os cortes em investimentos e programas sociais anunciados até agora não passam de espuma. Provavelmente outros terão que ser feitos em função do mau estado das contas públicas”.

Com a decisão desta quarta-feira, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central elevou os juros em 0,5 ponto percentual passando de 11,25% para 11,75%.De acordo com o jornal O Globo, com a alta, entre 40 países, o Brasil permanece no primeiro lugar do ranking de maiores taxas reais de juros (descontada a projeção de inflação para os próximos 12 meses) de mundo, com 5,9% ao ano.

SENADORES CRITICARAM AUMENTO DOS JUROS

Para o líder do PSDB no Senado, Alvaro Dias, o que o governo precisa é reduzir o tamanho do Estado. “O aumento dos juros é um sinal de que a inflação está ameaçando a condução da política econômica. O que o governo precisa mesmo é enxugar o tamanho do Estado, implantando um novo modelo de gestão que se caracterize pela transparência, com diminuição real de gastos e eliminação da superposição de ações para oferecer resultados concretos à sociedade”.

Na avaliação do senador Aloysio Nunes Ferreira (SP), o governo está dando sinais contraditórios: “O governo está perdido. Corre para um lado, corre para o outro, e não está encontrando uma saída. Os sinais são cada vez mais contraditórios na condução da política econômica. O aumento da taxa de juros vai influenciar na dívida pública mas, ao mesmo tempo, o governo continua na política de endividamento público para subsidiar empresas com juros mais baixos”.

O senador Cyro Miranda(GO), que é empresário, alerta para o risco da volta da ciranda financeira com o aumento dos juros. “Quando o empresariado não consegue mais ganhar dinheiro no seu negócio, ele começa a vender os seus ativos e viver da ciranda financeira. Então, o aumento dos juros é uma sinalização muito clara de que o governo tem que reduzir despesas exageradas e irresponsáveis e tomar medidas concretas, não paliativas”.

Na avaliação do líder do PSDB na Câmara, deputado Duarte Nogueira, o aumento das taxas de juros compõe um pacote de maldades do governo e é uma forma de passar para o cidadão-contribuinte o prejuízo da gastança dos últimos anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário