Depois de censurar a Rádio Tabajara, a coligação Acelera, Pará, aprontou mais uma contra a liberdade de imprensa: consegui sustar judicialmente a pesquisa do IBOPE que seria divulgada hoje pela TV Liberal. Com certeza o cerceamento à publicação da pesquisa decorre da certeza de que, reprovada por 53% do eleitorado do Pará, Ana Júlia apareceria muito mal na pesquisa, que apontaria a liderança do candidato do PSDB ao governo, Simão Jatene. O Pará é o único estado da Federação onde ainda não foi divulgada uma única pesquisa eleitoral e, se prevalecer a censura do PT, nem divulgará. Ressalte-se o fato de que a pesquisa foi encomendada pela Rede Globo de Televisão e sua afiliada em Belém, a TV Liberal. A censura imposta pelo PT no Pará é inédita nessas eleições em todo o Brasil.
Nota pinçada do blog da repórter Rita Soares
O juiz federal Osmane dos Santos, que atua como juiz auxiliar de propaganda no Tribunal Regional Eleitoral , concedeu - há pouco - liminar contra a divulgação da pesquisa contratada pela TV Liberal junto ao Ibope.
Havia expectativa de que os números seriam divulgados neste final de semana.
A liminar foi concedida em ação de impugnação impetrada pela "Frente Popular Acelera Pará" da candidata Ana Júlia Carepa. que alegou inconsistência nas informações sobre a amostragem, apresentadas pelo Ibope no momento em que a pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral.
Entre os problemas estaria a falta de uma lista dos municípios onde os questionários seriam aplicados e também de informações sobe a faixa etária dos entrevistados.
Ainda cabe recurso.